1

Impermeabilização de lajes

25/07/2017
Entenda uma das principais técnicas para evitar infiltrações

Durante o processo de construção de qualquer imóvel, a impermeabilização de lajes é considerada uma das principais etapas para evitar infiltrações e danos causados pela ação da água.

Um dos procedimentos mais indicados para esses casos é a impermeabilização com manta asfáltica ou com manta líquida, dependendo do tipo da laje.

Lajes não impermeabilizadas possuem durabilidade reduzida, apresentam trincas e rachaduras rapidamente e são vulneráveis a presença de umidade, fungos e bactérias. Por isso, é fundamental realizar a impermeabilização, garantindo resistência e proteção as estruturas.

Entenda cada processo:

Manta asfáltica sem autoproteção: Indicada para lajes que utilizarão algum acabamento/revestimento em cima da impermeabilização.

Manta asfáltica com autoproteção:

Ardosiada – indicada para áreas com baixo tráfego de pessoas e que não receberão qualquer tipo de revestimento, ficando a própria manta como acabamento.

Aluminizada – Com acabamento em alumínio, também indicada para áreas de baixo tráfego de pessoas, sem a necessidade de utilizar qualquer revestimento, ficando a própria manta como acabamento.

Manta líquida – Indicada para lajes de pequenas dimensões e que estejam impossibilitadas de serem impermeabilizadas com manta asfáltica.

Aprenda a maneira correta de impermeabilizar lajes

Para evitar danificações, problemas nas instalações elétricas e prejuízos na estrutura, antes de realizar o processo de impermeabilização, devem ser analisados o tipo de laje. Se a laje possui bastante movimentação de pessoas, deve ser feita com manta asfáltica, enquanto a sem tráfego necessita de impermeabilizantes mais claros e com o Composto Orgânico Volátil (COV).

Cuidados antes da impermeabilização

Antes de impermeabilizar a laje, é preciso fazer o preparo da base e fazer com que a água escoa nos pontos certos. Para isso, é ideal arredondar arestas e cantos, cerca de um mês antes da impermeabilização, para garantir os efeitos da argamassa.

Principais vantagens de impermeabilizar lajes

Lajes costumam ser ambientes preparados para momentos de lazer ou até mesmo para servir de abrigo para carros ou materiais. Portanto, manter esses espaços preservados é fundamental para o dia-a-dia e também para a valorização do imóvel.

Entre outras vantagens, além da durabilidade da edificação, as lajes impermeabilizadas ainda necessitam de menos manutenção e proporcionam temperaturas agradáveis dentro dos ambientes e maior isolamento acústico. 



Pesquisa



Posts recentes