1

Trincas em reboco de piscinas

22/06/2017
A recuperação das trincas depende de um processo de impermeabilização de qualidade

Entende-se como reboco, uma argamassa de cimento e areia que serve de acabamento, antes da colocação de pastilhas ou azulejos, executada sobre a estrutura de concreto da piscina ou mesmo sobre  paredes em blocos, geralmente blocos estruturais.

Por vezes estas argamassas apresentam trincas, geralmente de retração, em função da perda de parte da água de amassamento durante o processo de cura da argamassa.

Essas trincas ocorrem em maior intensidade quando se usa argamassas muito ricas em cimento, ou se utiliza água em excesso, ou quando se executa a camada do reboco com grande espessura. Tomando-se os devidos cuidados no preparo e execução da argamassa de reboco é possível evitar ou ao menos minimizar o aparecimento de trincas.

Caso essa piscina já tenha sido impermeabilizada devidamente e essas trincas finas tenham aparecido na argamassa executada sobre a impermeabilização, é possível fazer o acabamento em pastilhas ou azulejos com argamassa colante flexível e o problema estará resolvido, pois as trincas não se propagam para a camada mais deformável do revestimento.

Se por outro lado, a piscina ainda não foi impermeabilizada e realmente as trincas da argamassa forem finas, ou seja, menores do que 0,05mm, é possível solucionar o problema executando uma impermeabilização flexível capaz de vedar estas trincas e manter a impermeabilidade da piscina. Essas impermeabilizações são em geral feitas com mantas asfálticas ou com argamassas poliméricas flexíveis. Essas últimas são compostas de cimentos especiais e polímeros, por vezes com adição de fibras de reforço.

Caso as trincas possuam abertura de alguns milímetros, as mesmas devem ser calafetadas com mástiques elásticos; asfálticos ou em poliuretano, previamente à execução da camada de impermeabilização.

A aplicação do mástique é feita abrindo-se ao longo da trinca uma seção em “V” com cerca de 1,5 cm na superfície e cerca de 1 cm de profundidade onde será colocado o mástique. Após a cura do mesmo, executar a impermeabilização reforçando-a nos locais das trincas.

A Novaimper presa por todos estes aspectos, tornando-se especialista no ramo atendendo todo o estado de São Paulo e nível Brasil.  



Pesquisa



Posts recentes