1

Impermeabilização com
Manta asfáltica


A manta asfáltica é um dos sistemas de impermeabilização mais tradicionais existentes no mercado, um sistema definitivo, com boa durabilidade e resistência. Bastante utilizada em lajes/áreas expostas com ou sem circulação de pessoas e, em algumas situações, em áreas internas, reservatórios e piscinas.

Pode ser aderida a gás glp com maçarico profissional ou com asfalto derretido, além de possuir algumas opções auto-colantes. As classes mais utilizadas são as Tipo II e Tipo III, tendo sua composição variada de acordo com a sua flexibilidade e resistência à tração, cada situação exigindo um tipo específico.

No mercado, existem várias especificações de manta asfáltica, a depender da sua aplicabilidade, sendo as mais conhecidas: manta asfáltica poliéster, manta asfáltica aluminizada, manta asfáltica ardosiada. Confira abaixo:

Manta asfáltica

Manta Asfáltica Poliéster

Produzida a partir da modificação física do asfalto com uma mescla de polímeros especiais, que proporcionam à manta excelente aderência, durabilidade e resistência. Estruturada com um não-tecido de filamentos contínuos de poliéster resinado e termofixado, garante perfeita impermeabilização da área a ser utilizada.

Utilização

A manta asfáltica poliéster é indicada para impermeabilização de áreas expostas, tais como: lajes de cobertura, de estacionamento, floreiras, piscinas elevadas, telhados, baldrames, marquises, muro de arrimo, entre outras.


Normas de referência

NBR 9952 – Mantas Asfálticas para impermeabilização (Atende ao Tipo II – Classe C);
NBR 9575:2010 – Impermeabilização – Sistemas e projetos;
NBR 9574:2008 – Execução da impermeabilização.


Manta Asfáltica Ardosiada

Produzida a partir da modificação física do asfalto com polímeros que conferem à manta asfáltica excelente desempenho quanto à flexibilidade, durabilidade e resistência, em altas e baixas temperaturas, garantindo assim a perfeita impermeabilidade da área onde foi utilizada. É estruturada com não tecido de filamentos contínuos de poliéster previamente estabilizado.

Possui na face externa pequenas escamas de ardósia natural ou grânulos minerais que protegem a manta do intemperismo e proporcionam um exclusivo acabamento superficial.

Utilização

As mantas asfálticas da linha Ardosiado Poliéster são autoprotegidas, indicadas como sistema impermeabilizante com acabamento final de coberturas não transitáveis, dispensando a camada de argamassa de proteção mecânica.

É o sistema ideal para impermeabilização de coberturas com inclinações não superiores a 30%, tais como: sheeds, cúpulas, abóbadas, vigas de diferentes formatos, como elemento de tratamento de juntas de calhas pré-moldadas, impermeabilização de marquises, beirais, lajes de cobertura sem trânsito.


Normas de referência

NBR 9952 – Mantas Asfálticas para impermeabilização (Atende ao Tipo III – Classe B);
NBR 9575:2010 – Impermeabilização – Sistemas e projetos;
NBR 9574:2008 – Execução da impermeabilização.


Manta Asfáltica Aluminizada

Produzida a partir da modificação física do asfalto com polímeros especiais que proporciona à massa asfáltica excelente poder de aderência, elasticidade, durabilidade e resistência, tendo como acabamento na face exposta, uma película aluminizada altamente flexível e resistente ao ozônio.

Utilização

A manta asfáltica aluminizada é um produto para lajes não transitáveis de pequena dimensão, cobertura com telhas de fibrocimento ou telhas metálicas, pequenas calhas de concreto e lajes inclinadas de pequena dimensão.


Normas de referência

NBR 9952 – Mantas Asfálticas para impermeabilização (Atende ao Tipo II – Classe B);
NBR 9575:2010 – Impermeabilização – Sistemas e projetos;
NBR 9574:2008 – Execução da impermeabilização.

Quer saber mais sobre impermeabilizações e dicas?
Cadastre-se e receba os nossos informativos.